Tire suas dúvidas através da FAQ Dimas

Perguntas frequentes

    Filtrar por tema:

    • Financeiro
    • Easy Home
    • Documentação
    • Fase de Construção
    • Entrega das Chaves
    • Pós-Vendas
    • Como funcionam as formas de pagamento?

      A Dimas Construções envia um boleto bancário, mensalmente, no e-mail indicado pelo cliente.

      Lembramos que, conforme estabelecido em contrato, é obrigação do comprador efetuar o pagamento em dia. Em caso de não recebimento do boleto, por favor entre em contato com o setor financeiro para emissão de 2ª via, evitando assim gastos com multa e juros.

    • Como o meu contrato é reajustado?

      Se o seu imóvel está em construção, até a expedição do Habite-se, o contrato é reajustado mensalmente e cumulativamente através do Custo Unitário Básico de Construção (CUB) de Santa Catarina. Já o saldo devedor é corrigido conforme está expresso em seu contrato.

      Esses reajustes ocorrem sempre no 1º dia útil do mês, e podem ser consultados pelo site do SINDUSCON (https://sinduscon-fpolis.org.br/tabelas-cub/).

      No caso de um imóvel em um empreendimento já pronto (Usados Dimas), a correção ocorre conforme está expresso em seu contrato. Nesses casos, normalmente o saldo devedor é corrigido conforme o IGP-M.

    • O que é análise de crédito?

      É a conferência dos dados informados no seu contrato em relação aos documentos apresentados, bem como a compatibilização da renda com a unidade que está sendo adquirida. Também realizamos consulta ao Serasa para a verificação de possíveis restrições cadastrais.

    • Como funciona a comprovação de renda?

      A comprovação é feita por meio de documentações que atestem a sua renda mensal. Pode ser o contracheque/holerite ou a declaração do imposto de renda completo do ano vigente.

    • Posso alterar o dia do vencimento das minhas parcelas no meu contrato de vendas?

      Os vencimentos das parcelas ocorrem conforme estabelecido no contrato e podem ser alterados, com 30 dias de antecedência. Caso tenha interesse, faça a solicitação por meio do e-mail contasareceber@dimasconstrucoes.com.br.

    • Como alterar o e-mail cadastrado para o recebimento dos boletos e comunicados?

      A atualização dos dados cadastrais poderá ser realizada por meio do e-mail contasareceber@dimasconstrucoes.com.br ou nossos demais canais de atendimento.

    • Qual a vantagem em antecipar a quitação do imóvel com recursos próprios antes da entrega do imóvel?

      A vantagem se dá pela não incidência de correção, pois o saldo não será atualizado pelo índice, até a data de entrega do imóvel.

    • Posso distratar/cancelar a minha unidade?

      Sim, desde que sejam respeitadas as cláusulas estabelecidas no contrato. Para solicitar a rescisão do seu contrato, entre em contato conosco por meio do e-mail contasareceber@dimasconstrucoes.com.br. O responsável entrará em contato para lhe explicar as condições e cláusulas do contrato e tratar dos procedimentos necessários.

    • Posso vender meu imóvel enquanto estiver em fase de construção?

      Você pode revender seu imóvel Dimas a qualquer momento da construção, desde que esteja com as suas prestações em dia. Entre em contato conosco por meio do e-mail contasareceber@dimasconstrucoes.com.br, para submeter a documentação do novo comprador para análise de documentação e crédito.

    • Como posso ter acesso ao meu extrato para conferência de valores?

      A solicitação de seu extrato financeiro poderá ser realizada por meio do e-mail contasareceber@dimasconstrucoes.com.br ou nossos demais canais de atendimento.

    • É possível pagar somente parte do boleto?

      Não é possível. Caso necessite do auxílio de nosso departamento financeiro o contato poderá ser realizado por meio do e-mail contasareceber@dimasconstrucoes.com.br ou nossos demais canais de atendimento.

    • Posso fazer a troca da minha unidade?

      Você pode realizar a troca do seu imóvel Dimas a qualquer momento da construção, desde que esteja com as suas prestações em dia. Para isso, deverá entrar em contato com a construtora ou com seu consultor imobiliário.

    • O que é um financiamento imobiliário?

      É uma forma de viabilizar a compra de imóveis. Diversas instituições financeiras oferecem diferentes linhas de crédito imobiliário.

    • Posso fazer a contratação de um financiamento bancário por conta própria?

      Sim, você pode fazer por conta própria. Geralmente, há vantagens em contratar o financiamento no banco parceiro da construtora para aquele empreendimento, dessa forma é importante que você analise todas as possibilidades e escolha a que melhor se adeque as suas necessidades do momento.

    • Quando serei contatado para a realização do financiamento do meu imóvel?

      Próximo a entrega do empreendimento, cerca de 6 meses antes, nossa equipe fará um contato para explicar todas as possíveis formas de financiamento. Entretanto, sinta-se à vontade para tirar suas dúvidas a qualquer momento.

    • O banco tem obrigação em aprovar o valor total do meu financiamento?

      Não. Cada banco tem sua sistemática de avaliação de risco, apuração da renda, consideração do grau e o tempo de relacionamento, entre outros itens.

    • É possível financiar dois imóveis ao mesmo tempo?

      Sim, é possível desde que o cliente comprove possuir renda suficiente. Somente não é possível ter dois financiamentos quando eles forem realizados através do FGTS.

    • Quero quitar o imóvel com recursos próprios, devo aguardar a entrega das chaves?

      A quitação pode ser feita a qualquer momento, inclusive durante o período de obra do empreendimento. Válido lembrar que o saldo devedor tem seu valor corrigido mensalmente.

    • Pode ser feita a transferência de um financiamento bancário?

      Sim, pode ser feita a transferência. Ela será realizada através da portabilidade de um banco para outro.

    • O que é o Easy Home?

      O Easy Home é um modelo de produto personalizável, onde ao adquirir os pacotes o cliente tem a oportunidade de receber o seu apartamento mobiliado e pronto para morar, no momento do recebimento das chaves.

    • Quais os Kits disponíveis?

      Para o empreendimento D/Spot nós temos disponíveis 4 kits incrementais de móveis, acessórios e equipamentos.

      Kit Essencial: Contempla os móveis sob medida da cozinha; banheiro (s) e área de serviço; Marmoraria; Cubas e metais; Acessórios de banheiro; Box do(s) banheiro(s); Revestimento da cozinha.
      Kit Básico: Essencial + eletrodomésticos, móveis sob medida e ar-condicionado da sala de estar, iluminação básica, aquecedor a gás e pintura.
      Kit Complementar: Básico + móveis sob medida e ar-condicionado do(s) quarto(s).
      Kit Absoluto: Complementar + móveis soltos da sala de estar e quarto(s) e iluminação decorativa.

      Para o D/Mys nós temos disponíveis 6 kits independentes de móveis, acessórios e equipamentos.

      Kit 1 - Áreas Molhadas: Contempla o mobiliário sob medida da cozinha, área de serviço e banheiro(s), grill embutido à gás com depurador, cuba e torneira de apoio, marmoraria, metais e louças, acessórios de banheiro, box do(s) banheiro(s) e iluminação dos banheiro(s).
      Kit 2 - Áreas Sociais: Contempla o mobiliário sob medida da sala de estar; Pintura e iluminação da cozinha, área de serviço e sala referente ao estilo escolhido.
      Kit 3 - Áreas Íntimas: Contempla o mobiliário sob medida, pintura e iluminação do(s) dormitório(s).
      Kit 4 - Móveis Soltos: Contempla os móveis soltos da sala de estar e jantar como: mesa e cadeiras de jantar, sofá, mesa lateral e tapete da sala de estar.
      Kit 5 - Eletrodomésticos: Contempla os eletrodomésticos da cozinha e área de serviço instalados como: máquina lava e seca roupas, máquina de lavar louças, forno elétrico, micro-ondas, cooktop, coifa e geladeira.
      Kit 6 - Ar-condicionados: Contempla as máquinas de ar condicionados e condensadoras instaladas da sala e dormitório(s).

    • Quais as vantagens para o cliente?

      Praticidade e Gestão da Construtora - Toda a gestão da montagem da marcenaria, instalação dos equipamentos, louças e metais é realizado por profissionais da construtora, sendo que o cliente pode chegar somente com a mala pronta para morar, sem dor de cabeça e preocupação, ou seja, apartamento entregue pronto para morar.
       
      Desconto especial da construtora em todos os itens do kit - O desconto pode variar de 20% a 30% no valor total do kit comparado com a compra pelo cliente, diretamente nos fornecedores.
       
      Economia no projeto de arquitetura - uma economia gerada pelo fato de o cliente não precisar contratar um projeto de interiores. O Easy Home já foi concebido por arquitetos de interiores e validado pelos fornecedores parceiros.
       
      Financiamento do valor dos móveis - o cliente poderá parcelar o Easy Home com a construtora no período de obra e na entrega das chaves, financiar o saldo com o banco desejado.
       
      Economia em valor de condomínio não usufruído - estima-se que os clientes levem de 4 a 6 meses para mobiliar o apartamento após a entrega das chaves, sendo assim, ao longo desse período ele pagará um valor de condomínio sem estar realmente morando no apartamento.
       
      Valorização do Imóvel - um estudo realizado estima uma valorização de até 18% no valor do imóvel em apartamentos mobiliados.
       
      Parceiros de Qualidade - Studio Ambientes e Bontempo, duas lojas de renome na Grande Florianópolis.

    • Quais itens do Easy Home eu posso modificar?

      O cliente terá 3 opções de cores de laminados para os móveis planejados, 2 opções de puxadores e 1 opção de pacote de móveis soltos. Estas escolhas podem ser mescladas entre os estilos e podem ser trocadas por outras opções oferecidas pelos parceiros, estando sujeitas a variações de preços.

      Para o empreendimento D/Mys, o cliente poderá realizar personalizações no kit do Easy Home. Para isso, ele deverá contratar o serviço da arquiteta parceira da construtora, que realizará as personalizações solicitadas. Os itens do Easy Home que podem ser personalizados são os móveis planejados e os móveis soltos.

    • Quais itens do Easy Home eu não posso modificar?

      Os itens de marmoraria, louças e metais, luminárias, eletrodomésticos, box, pastilhas, tintas das paredes não podem ser alteradas, portanto serão entregues de acordo com o estilo escolhido, além disso, não há possibilidade de retirar nenhum dos itens do kit.

    • Como acesso minha área do cliente?

      Acessando o site https://www.dimasconstrucoes.com.br/, na lateral direita há um botão que redireciona para a área do cliente. Para acessar será necessário seu login e senha, que foram enviados por meio de um protocolo online no momento do onboarding do cliente.

    • Esqueci a senha da área do cliente, o que eu faço?

      Na página de login de acesso à área do cliente, existe uma opção “não consigo acessar”. Ao clicar nesse botão, será necessário informar o e-mail cadastrado para o qual será enviado uma nova senha de acesso.

    • Como acessar os projetos da minha unidade?

      Dentro da área do cliente, temos uma aba de documentos do imóvel. Nela você encontra os projetos arquitetônico e elétricos em arquivos PDF e em arquivos editáveis para engenharia. Nessa aba também é possível acessar o memorial descritivo e o manual do comprador do empreendimento.

    • O que é planta baixa?

      É um desenho gráfico que ilustra os ambientes internos do seu imóvel, com a respectiva medida de cada ambiente. Os espaços já vêm desenhados com mobília, de forma a dar sugestões de layout para cada cômodo.

    • Qual a diferença entre área privativa e área de vassoura?

      A área privativa é todo espaço da porta do imóvel para dentro, incluindo pilares e paredes. Essa área é a informada em contrato e, posteriormente, na matrícula do imóvel. Calculado conforme a norma NBR 12.721.

      A área de vassoura é a área em que o morador poderá decorar, mobiliar e transitar, ou seja, semelhante a área privativa, porém descartado pilares e paredes. Essa é a área indicada na planta baixa da sua unidade, disponível da área do cliente.

    • O que é o memorial descritivo?

      O Memorial Descritivo é um documento que detalha todo o projeto a ser realizado, onde estão relacionados todos os itens da edificação a ser construída, como estruturas, acabamentos e instalações.

    • O que é o manual do comprador?

      O manual do comprador é um documento que detalha as principais etapas da jornada do cliente até a entrega do empreendimento, bem como as principais diretrizes a serem adotadas em cada uma delas, como por exemplo, regras e período de personalização e de visitação em obra.

    • Qual a diferença entre Winker e Área do Cliente?

      A área do cliente é um espaço no site da Dimas Construções destinado a comunicação do cliente com o setor de personalização e pós-vendas por meio da abertura de atendimentos. Nela também é possível encontrar os projetos da sua unidade, bem com os manuais e memoriais descritivos do empreendimento.

      Já o Winker, durante o período de obra, é o nosso portal para envio de comunicados aos clientes, bem como um espaço destinado ao agendamento de visitas em obra, quando este período estiver disponível. Após a entrega do empreendimento, o Winker é a plataforma utilizada para a gestão do condomínio, sendo nele realizado a reserva das áreas comuns, recebimento de boletos e comunicados, gestão de manutenções, dentre outros.

    • É possível personalizar a minha unidade?

      A Dimas oferece ao cliente a opção de personalizar sua unidade, desde que atendam algumas restrições técnicas e que ocorram dentro dos prazos pré-definidos no início da obra. A personalização é dividida em duas etapas: as civis e as de revestimentos. Dentro da área do cliente encontra-se disponível um manual com as principais regras de personalização, bem como uma estimativa de custo para cada item de personalização solicitado.

    • Quais são as opções de acabamento?

      Para personalizar ainda mais alguns ambientes do seu imóvel, a construtora também oferece, em alguns empreendimentos, opções de acabamentos de revestimentos de piso e gesso.

      Dependendo da sua escolha, a opção poderá ter um custo adicional. No momento oportuno, a construtora entrará em contato por meio de um comunicado para que você possa confirmar sua opção.

    • Serei informado sobre o início das obras?

      Sim. Tão logo o início das obras aconteça, informaremos nossos clientes através do e-mail cadastrado em nosso sistema.

    • Como funcionam as visitas em obra?

      As visitas ao empreendimento serão realizadas conforme cronograma e liberação durante a execução da obra, a qual deve ser agendada com antecedência mínima de 48 horas, dentro do horário de funcionamento da obra, em horários e datas pré-determinadas pela construtora. A visita deverá ser realizada sempre na companhia de um funcionário designado, com duração de 1 hora, seguindo as orientações de segurança.

    • Como eu agendo uma visita a obra?

      Para agendamento de visitas à obra utiliza-se o aplicativo Winker. Dentro do site, é necessário acessar a parte de reservas e selecionar a visita a obra. Neste momento será mostrado os horários e datas disponíveis para agendando. Ao selecionar a opção que melhor lhe atende e preencher algumas informações, a solicitação será enviada ao setor de engenharia para aprovação e o horário será reservado a você.

    • Em que período ocorrem as visitas a obra?

      As visitas a obra são permitidas após a execução da alvenaria e delimitação do interior de cada uma das unidades e se encerram em média 120 antes da entrega do empreendimento.

    • Como posso fazer o acompanhamento do andamento da obra?

      No site da Dimas Construções, dentro da página de cada empreendimento, é possível ter acesso ao andamento de cada grupo de serviço da obra, bem como fotos atualizadas para acompanhamento.

    • Como funciona o processo de entrega das chaves do meu apartamento?

      Após a assembleia de constituição do condomínio, a construtora informa aos clientes os dias e horários em que será realizada a vistoria das unidades. Essa visita leva em torno de 1 hora e são verificados todos os ambientes e acabamentos da unidade, além de orientações de uso e conservação da unidade.  

      A entrega das chaves será feita sempre em horário comercial, mediante agendamento e seguindo a disponibilidade da construtora.

      Se o imóvel já estiver quitado ou em vias de assinatura do financiamento bancário, no ato da vistoria, já será realizada a entrega das chaves. Caso contrário, as chaves ficarão com setor financeiro para liberação após quitação.

    • Quando poderei vistoriar a minha unidade?

      Você será comunicado sobre o período disponível para a vistoria da sua unidade e poderá agendar conforme disponibilidade. Vale lembrar que a vistoria é agendada no período próximo à data do Habite-se, que varia de empreendimento para empreendimento.

    • O que é o Habite-se?

      Também conhecido por Auto de Conclusão de Obra, o Habite-se é um documento emitido pela Prefeitura após a realização de vistoria em obra, com objetivo de verificar se ela se encontra em condições de habitabilidade e se foi executada conforme o projeto aprovado.

    • Quais as condições para que eu possa retirar as chaves?

      As condições para retirada das chaves variam de acordo com as obrigações firmadas em contrato, sendo necessário que o cliente liquide o saldo devedor junto a construtora. Para que isto seja possível, o cliente pode utilizar seus recursos próprios ou contratar um crédito imobiliário junto a uma instituição financeira.

    • Quem poderá retirar as chaves e participar da vistoria de entrega?

      Somente é possível que a vistoria e retirada das chaves seja realizada e pelos compradores participantes do contrato/financiamento ou um representante legal designado pelos compradores.

    • E se, durante a vistoria, eu identificar algum problema?

      Você e a equipe técnica da Dimas Construções preencherão uma ficha com a relação de itens a serem conferidos. Todos os apontamentos levantados serão regularizados e você será chamado para fazer uma nova vistoria.

    • Qual a diferença entre vício oculto e vício aparente?

      Os vícios ou defeitos aparentes são aqueles de fácil constatação, detectados na vistoria para recebimento do imóvel;

      Já os vícios ou defeitos ocultos são aqueles não detectados no momento da entrega do imóvel e que podem ser constatados durante a sua utilização regular;

      Ambos possuem prazos legais de garantia, estabelecidos no manual do proprietário, tanto para os materiais, quanto equipamentos de cada sistema do imóvel.

    • Como é feita a entrega das áreas comuns?

      Após a assembleia de constituição do condomínio, será efetuada a vistoria e a entrega de toda a área comum do condomínio, aos representantes do condomínio que foram eleitos na assembleia, para a verificação e registro de eventual vício aparente.

      Será permitida a participação na vistoria das áreas comuns de quaisquer proprietários interessados, mediante disponibilidade no horário determinado.

    • O que eu recebo na entrega das chaves?
      • Manual do proprietário
      • Chaves de acesso ao imóvel e hobby box (se for o caso)
      • Chaves de acesso ao condomínio
      • Controle de acesso à garagem
    • Quando posso iniciar a reforma e receber os móveis?

      Após o recebimento das chaves, você deverá entrar em contato com a administração do condomínio para verificar as regras para aprovação de reformas, recebimento dos móveis, equipamentos, profissionais, materiais e etc. Solicitamos que antes de qualquer alteração consulte o Manual do Proprietário.

    • Como eu faço para solicitar um atendimento do setor de pós-vendas?

      Após a entrega do empreendimento, os atendimentos de pós-vendas deverão ser solicitados via área do cliente ou Winker, utilizando login e senha recebidos no ato da aquisição do imóvel. Para tanto, é necessário fornecer as informações detalhadas da reclamação, sendo que os defeitos devem se enquadrar dentre aqueles integrantes da garantia.

    • Quando devo solicitar um atendimento do setor de pós-vendas?

      O morador deverá solicitar um atendimento sempre que for identificado um defeito ou vício construtivo, de acordo com os prazos de garantia estabelecidos no manual do proprietário. A construtora presta, dentro dos prazos estabelecidos de garantia, o serviço de assistência técnica, reparando, sem ônus, os defeitos verificados.

      Após a abertura do chamado, a nossa equipe técnica entrará em contato para agendar uma visita de avaliação. Comprovado o defeito ou vício oculto e o mesmo estando dentro do prazo de garantia, a equipe técnica irá realizar a programação dos serviços solicitados.

    • Quais os prazos de garantia da construtora para eventuais problemas construtivos?

      Após a entrega das chaves, o imóvel passará a contar com uma assistência técnica, de acordo com as garantias, para os eventuais vícios construtivos ocultos, que não puderam ser identificados visualmente durante a vistoria técnica.  

      É importante estar atento aos prazos de garantia de cada um dos sistemas do imóvel (hidráulica, elétrica, estrutura...), pois cada item apresenta um vencimento diferente, variando de 1 a 5 anos. Esses prazos estão disponíveis para consulta no manual do proprietário, entregue no momento de entrega das chaves do imóvel.

      No manual também constam os direitos e deveres do proprietário, sendo imprescindível que o cliente verifique esse manual antes de realizar qualquer modificação, pois a garantia da unidade pode ser perdida por danos causados por mau uso.

    • O que é o manual do proprietário?

      O manual do proprietário é um documento elaborado pela construtora, com a finalidade de orientar os usuários, com relação ao uso adequado do imóvel e instruí-lo quanto às manutenções periódicas necessárias, de forma a prolongar o tempo de funcionamento satisfatório de sua unidade e de todo o conjunto da edificação.

      Este documento é elaborado em consonância com as disposições da NBR 5674:2012 e da NBR 15575:2013, seguindo os preceitos da NBR 14037:2014, e contém, além de informações técnicas sobre os elementos, componentes e sistemas da edificação, orientações no tocante a prazos de garantia e de responsabilidade, procedimento para a realização de reclamações, além de informações dos fornecedores, fabricantes e prestadores de serviços.

    • Quais informações constam no manual do proprietário?
      • Orientações sobre uso e manutenção de seu imóvel;
      • Prazos para garantias da utilização da assistência técnica;
      • Relação dos principais fornecedores;
      • Relação dos materiais, marca e modelos utilizados;
      • Orientação sobre uso e operação dos sistemas (elétrica, hidráulica e etc.);
      • Programa de manutenção preventiva da unidade;
      • Plantas de Arquitetura, Instalações Elétricas e Hidráulicas.